Notice: Undefined index: singleblog-img in /var/www/html/marciapaduancoach.com.br/web/wp-content/plugins/cloudinary-image-management-and-manipulation-in-the-cloud-cdn/cloudinary.php on line 296

Conheça o seu cérebro

Conheça a maquina extraordinária que você possui e surpreenda-se!

A Teoria do Cérebro  Trino

Segundo a Teoria do cérebro trino foi elaborada em 1970 pelo neurocientista Paul MacLean, apresentada em 1990 no seu livro “The Triune Brain in evolution: Role in paleocerebral functions”, discute o fato de que nós, humanos/primatas, temos o cérebro dividido em três unidades funcionais diferentes. Cada uma dessas unidades representa um extrato evolutivo do sistema nervoso dos vertebrados.

Segundo a teoria de MacLean, o cérebro humano/primata seria composto pelo:

Cérebro Reptiliano

O Cérebro Reptiliano ou cérebro basal, ou ainda, como o chamou MacLean, “R-complex”, é formado apenas pela medula espinhal e pelas porções basais do prosencéfalo. Esse primeiro nível de organização cerebral é capaz apenas de promover reflexos simples, o que ocorre em répteis, por isso o nome;

Conhecido como “cérebro instintivo”, tem como característica a sobrevivência, responsável pelas emoções primárias como, fome, sede entre outras.

Este é programado para defender a vida, e para defende a vida ele faz de tudo para economizar energia! Isto mesmo, tudo o que for diferente e que indica gasto de energia o cérebro reptiliano, vai levar você a não fazer, lembra-se do homem das cavernas?

Qual era a sua atividade? Fazer as necessidades básicas, comer e correr para a caverna, assim poupava a vida!

Este ponto é muito importante a sua atenção! Seu cérebro fará de tudo para você não fazer o que precisa ser feito e até mesmo quando você começar a ouvir as informações e as orientações, levará você a pensar isto eu já sei, isto é bobagem, isto não funciona, etc…Levando você a poupar sua energia e proteger a sua vida. Fique  atento seu cérebro vai te levar sempre para a zona de conforto, o seu cérebro quer você dentro da caverna!!!

Cérebro dos Mamíferos Inferiores

O Cérebro dos Mamíferos Inferiores: ou cérebro emocional, ou “Paleommamalian Brain”, é o segundo nível funcional do sistema nervoso e, além dos componentes do cérebro reptiliano, conta com os núcleos da base do telencéfalo, responsáveis pela motricidade grosseira; pelo Diencéfalo, constituído por TálamoHipotálamo e Epitálamo; pelo Giro do Cíngulo; e pelo hipocampo e para hipocampo. Esses últimos componentes são integrantes do Sistema Límbico, que é responsável por controlar o comportamento emocional dos indivíduos, daí o nome de Cérebro Emocional. Esse nível de organização corresponde ao cérebro da maioria dos mamíferos;

Cérebro Racional

Conhecido também como neocórtex, é compostos pelo córtex telencefálico. Esse por sua vez é dividido em lobos, sendo esses:

  • Frontal: o mais derivado dos lobos cerebrais, responsável pelas funções executivas;
  • Parietal: responsável pelas sensações gerais;
  • Temporal: responsável pela audição e pelo olfato;
  • Occipital: responsável pela visão;
  • Insular: responsável pelo paladar e gustação.

cérebro racional é o que diferencia o homem/primata dos demais animais. Segundo Paul MacLean é apenas pela presença do neocórtex que o homem consegue desenvolver o pensamento abstrato e tem capacidade de gerar invenções.

Fonte: Série Neurologia / Neurociências: Introdução às neurociências do comportamento humano – Racional VS EmocionalFrancisco Gondim/ Tauily Taunay

Voltar

WRITE A COMMENT